Cheiros na Casa: Incensos, Essências ou Aromatizadores de Ambientes

Uma casa organizada em equilíbrio necessita de cheiros diversos para nos despertar a sensação de bem estar. Eu adoro usar incensos, essências e aromatizadores. Confesso que prefiro os incensos e essências, porque eu acho que eles perfumam mais que os aromatizadores. Mas, me surgiu uma dúvida, qual a diferença entre eles? Será que existe essa diferença?

Pra responder essa e outras perguntas sobre o assunto, eu convidei minha querida amiga, irmã, Milla Kind. Ela é aromaterapeuta e idealizadora da Ana Terra Cosméticos Naturais. Sabe aquela pessoa que entende mesmo do assunto? É ela!  Olha o que ela fala desses três items essenciais que devemos utilizar em casa!

Milla Kind – Aromaterapeuta e Idealizadora da Ana Terra Cosméticos Naturais

Existe alguma diferença entre incenso, essência e aromatizador de ambiente?

 A palavra Incenso tem origem no latim “incendere” que significa queimar ou “incensum” que significa aquilo que queima. Incenso, basicamente é uma combinação de resinas, ervas e madeiras e necessita do fogo para liberação do aroma. Já na essência, o primeiro ponto é saber que essência e óleo essencial são coisas distintas. No óleo essencial apenas as moléculas aromáticas foram retiradas das plantas, então se trata de um produto 100% natural e que possui propriedades terapêuticas maravilhosas. Já a essência é feita em laboratório, usando muitas vezes compostos químicos sintéticos. O aromatizador de ambiente é feito de: aguá, álcool, óleo essencial (quando se deseja além de perfumar, tratar físico ou mental) ou essência.                                                                                                                         

Qual a importância de um ambiente perfumado com determinada essência? Tem alguma influência no nosso humor?

 Os óleos essências têm moléculas extremamente inteligentes e por serem naturais mandam mensagens instantâneas para o nosso cérebro primitivo, despertando assim emoções imediatas. Por tudo isso, a importância de manter um ambiente perfumado e agradável.                                      

Quais são as essências ideais para manter o equilíbrio e harmonia na nossa casa?

                                              Existem algumas que são excelentes, como: lavanda, limão, mandarina e eucalipto. Falo onde usar cada um já já.                                                                                                     

Podemos utilizar essências diferentes em cada ambiente?

 Tanto pode como aconselho que se faça isso. Em cada cantinho da nossa casa queremos que sensações diferentes sejam despertadas. Seja do relaxamento a animação os óleos essenciais fazem isso por onde passam.                                                                                                                                                          

Existe uma relação da essência com cada ambiente da casa?

 Existe sim e podemos utilizar os aromas para deixar a casa mais equilibrada. No quarto indico usar aromas que baixem a frequência cardíaca e induzam ao relaxamento, como a lavanda, lemon grass, may Chang e olíbano. Na cozinha é legal usar aromas cítricos, como laranja ou limão pois não brigam com o cheirinho maravilhoso da comida e temperos. A sala de estar é um ambiente para comemorações e receber os amigos, recomendo laranja doce e mandarina. Eles incitam a alegria e espontaneidade. Já nos banheiros e lavabo, a sinergia de eucalipto, cravo e alecrim promove limpeza do ambiente e energética.                                                                                                                                         

Imagens retiradas do Pinterest

Já ouvi dizer que os incensos tem o poder de energizar, defumar a casa, é verdade? E as essências e aromatizadores, também têm esse poder?

 O poder do incenso está na fumaça aromática que ele libera. Ele é usado aproximadamente a seis mil anos em cerimônias religiosas, rituais de purificação, meditação e para a criação de um estado de espírito desejado. É um artigo tão preciso que foi um dos presentes oferecidos a Jesus em seu nascimento. No meu entendimento o incenso cumpre melhor a função de defumar e limpar energeticamente a casa. Pois como algumas culturas antigas creio que a fumaça produzida pelo incenso tem o poder de elevar nossos pedidos aos céus.                                                                                                                                                                                                                                                         

Quais são suas essências (cheiros) preferidas?

 Tenho fases. Acho que gostar ou não de determinado aroma tem muito a ver com o que você está precisando naquele momento. Já gostei muito de lavanda, anis estrelado e bétula doce. Ultimamente tenho usado muito 3 aromas:                                                                                                                                                                        Cedro Atlas ‘O.E do Mestre Interior’: favorece a conexão com o mestre espiritual interno, aporta firmeza espiritual.                                                                                    Cardamomo ‘O.E do empoderamento: encoraja e traz segurança.                                                                                                                                                                               Mirra ‘O.E da maturidade: equilibra emoções e ajuda na reflexão.                                                                                                                                                                                              

Receitinhas de cheiros para você mesmo fazer em casa!

Aromatizador em spray

-80ml álcool de cereais

-3ml óleo essencial

-17ml água deslizada ou deionizada

Misture tudo e envase.

Difusor de aromas com vareta.

-60ml de álcool de cereais

-20ml de essência

-10ml água deionizada

-10ml glicerina vegetal

Modo de fazer:

Dissolva a glicerina no álcool de cereais. Acrescente a essência e a água. Envase em vidro. Vire as varetas de 2 em 2 dias.

Que delícia! Agora é só colocar a mão na massa e fazer nossos próprios aromatizadores!

A Ana Terra Cosméticos Naturais será lançada o mês que vem. Para a gente conhecer um pouquinho do que está por vir, a Milla contou o que podemos esperar dessa marca de produtos naturais!

“A Ana Terra surgiu do desejo da reconexão com a terra e os saberes ancestrais. Minhas melhores lembranças são na casa da minha avó. Ela reunia todas as netas e cuidava dos nossos cabelos com ervas e raízes, era um momento de cuidado só nosso. Por isso a Ana Terra leva carinho em forma de cosméticos naturais.

Os produtos são 100% naturais e produzidos a mão. Todo produto que sai do ateliê recebe reiki e no dia do preparo mantras são tocados, tudo isso para que as pessoas além do cuidado com o corpo, cuidem também da alma.

Trabalhamos com coleções. Então no inverno e outono apostamos em bases mais hidratantes e aromas mais intensos. Já no verão e primavera usamos bases mais leves e aromas mais cítricos. As embalagens também mudam, variando de tons mais neutros até os estampados.”

Enquanto a loja virtual não está disponível, a gente já pode sentir o gostinho da Ana Terra pelo Instagram.

 

<a href=”https://www.bloglovin.com/blog/7930713/?claim=jqx9qxrsdxa”>Follow my blog with Bloglovin</a>