5 Dicas para Decorar o Sofá com Almofadas

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de colocar as almofadas no sofá. Quantas colocar? Como colocar? Posso misturar formatos? Posso misturar texturas?

Então vamos lá! 5 Dicas úteis para acabar com o medo e deixar seu sofá lindão! Não existem regras engessadas, mas existem dicas práticas para facilitar sua vida. Primeiramente, pense como você quer seu sofá. Quer ele cheio de almofadas ou com poucas almofadas?

  1. Independente da quantidade que você vai colocar, comece colocando pelos cantos, com, no mínimo duas almofadas maiores, de 50 ou 60 cm.
  2. Coloque 2 almofadas menores à frente, de 40 ou 45 cm. Você pode optar por almofadas quadradas ou retangulares.
  3. Limite o tecido estampado a um conjunto de almofadas.
  4. Para combinar e misturar: combine texturas, adicione cores e misture as almofadas estampadas com as de cores sólidas.
  5. Almofadas em número ímpar são visualmente mais atrativas.
  6. Coloque uma almofada diferente no centro. Escolha uma estampa diferente da que você escolheu no item 2, mas que fique em harmonia com a outra estampa. Aqui você também pode brincar com o formato. Pode colocar uma almofada retangular ou circular.
    Imagem Retirada do Pinterest

    Imagem Retirada do Pinterest

Essas dicas são para te ajudar na hora de fazer uma composição harmônica no seu sofá. Mas se você é criativa e quer inovar, não há problema algum. Siga sua intuição, ouse nas almofadas e na forma de dispô-las no sofá. Se você adora almofadas de bichinhos, você pode e deve colocá-las, o importante é você deixar a sua sala com a sua cara!

Se você se sente insegura na hora de combinar estampas, siga essas dicas que eu vou te dar.

Dicas de como combinar duas estampas

  1. As listradas combinam com qualquer outra estampa. São elegantes e nunca saem de moda. Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas e elas viram a ligação entre os desenhos.
  2. Escolha uma estampa mais chamativa, e as demais mais retilíneas com menos informações.
  3. Mantenha as cores alinhadas. Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo para não errar. Os tons não precisam ser exatamente os mesmos, mas escolher cores que são próximas e equivalentes também é um caminho, como azul com cinza e azul com roxo, por exemplo.

Formas Criativas de Colocar as Almofadas e Misturar Estampas

Imagem Retirada do Pinterest
Imagem Retirada do Pinterest
Imagem Retirada do Pinterest
Imagem Retirada do Pinterest
Imagem Retirada do Pinterest