Guia de Combinação de Cores

Um dos assuntos mais pedidos é o guia de combinação de cores. Muitas pessoas têm dificuldade em combinar as cores, e muitas já me pediram para falar sobre isso no blog. Então hoje, resolvi fazer um post especial sobre o estudo das cores, bem teórico mesmo.

Vamos lá! Para iniciar, é importante saber que o branco é a luz pura, em que há a reflexão de um conjunto de sete cores, que se chama espectro. As sete cores são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, elas compõe o a luz do sol e formam o arco íris. O preto é a ausência total da luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Cores Primárias, Secundárias e Terciárias

As cores primárias, são as cores puras, que são amarelo, azul e vermelho.  Se combinarmos duas cores primárias, vamos ter uma nova cor, uma cor secundária. As cores secundárias portanto, são a combinação de duas cores primárias e são laranja, verde e violeta. A combinação de uma cor primária, com uma cor secundária dá origem às cores terciárias. Por exemplo: a combinação do vermelho (cor primária) com o laranja (cor secundária) cria o vermelho-alaranjado (cor terciária).

Para compreender melhor, dê uma olhada no círculo cromático. Nele, observamos com clareza as cores primárias, secundárias e terciárias.

 

Imagem retirada do site Toda Matéria

Cores Quentes e Frias

Observando o círculo cromático, temos também uma variação de tons nas cores. As cores podem clarear ou escurecer, depende da quantidade de branco ou preto que ela possui na mistura.

Outra variação importante é a de cores quentes e cores frias. Observe no círculo como é feita a divisão de cores quentes e frias. Essa é uma forma de combinação interessante. Na hora de decorar, é importante levar em conta a temperatura das cores. Ambientes decorados com cores frias, dão o ar de grandeza, minimalismo. E os ambientes decorados com cores quentes, dão a sensação de aconchego, além de embelezar mais os objetos no ambiente. Já percebeu que em lojas de roupas a iluminação do ambiente é toda em luz amarela? Isso é proposital! Porque a luz amarela, que é uma luz que emite uma cor quente, esconde as imperfeições e deixa tudo mais bonito. A luz branca, já é o oposto da amarela. Ela realça tudo, tudo que é bonito e feio também. Por isso que lojas de roupa não colocam luz branca. Veja no circulo cromático como é feita essa divisão de cores quentes e frias.

Imagem retirada do Pinterest

Outras Combinações de Cores

Além de combinar entre cores quentes e frias, tem outras opções bem interessantes que você pode utilizar como guia. São as cores complementares, análogas, triangulação, meio complementares, retângulo e quadrado.

 

Imagem retirada do Pinterest

Se você se sente insegura (o) para combinar as cores na hora de decorar um ambiente, comprar alguns objetos para sua casa e até se vestir, utilize o circulo cromático e essas opções de combinações que não tem erro. Quanto mais praticar, mais seu olho vai ficar craque com as combinações de cores. Vai chegar o momento que você não vai mais precisar recorrer ao circulo cromático para checar as cores. Vai ser tudo pelo olho!

———————————————————————-

Conheça mais meu trabalho!

Loja virtual Fashion Craft Ateliê

♥ Instagram – @fashioncraftatelie

Fan Page Fashion Craft Ateliê