Meu Primeiro Projeto de Decoração Afetiva e Criativa

O post de hoje é um post especial, para contar um pouquinho do meu primeiro projeto de decoração afetiva e criativa,  oportunidade que a Letícia Britto me deu de dar pitacos na decoração de seu consultório novo! Foi muito bom poder auxiliá-la e ver o resultado final! Considerei meu primeiro projeto de decoração! Yay! A experiência foi incrível, e me trouxe muitos insights que eu estava precisando!

Para quem ainda não sabe, eu sou apaixonadíssima por decoração, e tenho como projeto para o ateliê, começar a oferecer uma consultoria em decoração afetiva e criativa – lá vem novidade hein? Mas esse é assunto pra depois.

Quando ela me ligou pedindo uma ajuda, nos encontramos em seu antigo consultório, e lá ela me passou o que estava em sua mente, suas ideias. Trabalhamos em cima da decoração afetiva e criativa. Afetiva, por deixar seu consultório a sua cara, com todas as coisas que são importantes para ela, passando um pouco do “quem sou” e um pouco de aconchego. E criativa, com uma dose de alegria e amor, começando pelos seus bordados maravilhosos, que não poderiam faltar, e as paredes com cores em tons uva e rosa.

Mas vou deixar a Letícia ser a porta voz do post de hoje. Ela mesma vai contar como foi o processo!

“Quando uma pessoa busca por um atendimento psicológico, provavelmente está passando por alguma situação difícil. Daí a importância de um ambiente aconchegante que possa acolher as “dores da alma” deste paciente. Eu já tinha a intenção de inovar e desmistificar a ideia de consultório como algo “neutro”. Afinal, era esta a recomendação acadêmica, evitando que os pacientes fossem influenciados por questões pessoais dos terapeutas. Hoje já não há mais esta rigidez e  o processo terapêutico é muito mais humanizado.

Foi aí que entrou a pitada criativa da Priscila do Fashion Craft Ateliê.  Usando suas várias  dicas de decoração, eu consegui transformar o ambiente do meu consultório com detalhes muito charmosos e com baixo custo. A Priscila me ajudou desde a escolha da paleta de cores para a pintura das paredes até a decisão por colocar plantas naturais dentro da sala, o que deixou o ambiente com cara de sala de estar bem aconchegante. Esta era a ideia, pois muitas  vezes a pessoa vai direto do trabalho para o consultório, já cansada do stress diário. E quando entra no ambiente com iluminação mais branda, fragrância agradável e com visual leve ela já entra em contato com sentimentos mais positivos e pode usufruir daquele momento de forma menos dolorida. Muitas vezes até desfrutando de um bom chá.

No meu consultório,  eu busquei referências de lugares que inspiram tranquilidade e afeto como a cidade de Tiradentes, por exemplo. Daí montei um cantinho com esta inspiração. Coloquei também alguns objetos de lugares onde já visitei e que remetem a algum contexto sócio cultural. Há também objetos muito afetivos, como os quadros pintados pela minha mãe. Não há como não lembrar dela diariamente ao olhar para eles.

Eu tinha muito medo de errar nas cores e texturas mas com a dose de ousadia da Priscila até uma parede preta (imitando um quadro negro) foi feita. Nela, mensalmente vou trocando os desenhos feitos em giz e que remetem  à “ leveza da vida” como  pássaros, árvores, frases reflexivas e outras até mesmo por sugestões dos próprios pacientes.

Na verdade, o que mais tenho ouvido é: “ sua sala ficou a sua cara”! Então acho que conseguimos atingir o objetivo inicial. Criar um espaço onde eu também pudesse me sentir bem para oferecer aos pacientes o melhor que eles merecem. Afinal, como já dizia Carl Jung, “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” “

Letícia Britto é psicóloga e organizadora do espaço Bordando no Divã, onde oferece oficinas motivacionais através do bordado criativo.

E olha que espetáculo ficou o seu consultório

                

2 Comentários

  1. AMEIII o post!!
    O espaço ficou incrível!!
    E de verdade me inspirou demais pra fazer o que estou na cabeça!!
    Parabéns!!
    Sucesso…

    1. Author

      Que boooooooom!! Mão na massa já!! Obrigada!!!

Comments are closed.