Plantas Aéreas na Decoração de Ambientes

Você conhece as plantas aéreas? Elas são a nova opção de decoração com plantas, caso você queira deixar sua casa com um ar mais natural e não tem tanta paciência para cuidar das plantas para ambientes internos.

Imagem Retirada do Pinterest
Imagem Retirada do Pinterest

Mas o que são as plantas aéreas?

Plantas aéreas são plantas epífitas,  aquelas que vivem sobre outras plantas, sem parasitá-las, apenas usando as outras como apoio. O epifitismo é comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço é ferrenha. Alguns exemplos de epífitas são as polipodiáceas (fetos ou samambaias); cactáceas (flor-de-maio); as bromeliáceas (bromélias ou gravatás); e as orquidáceas (orquídeas).

Algumas dessas plantas conseguem também sobreviver no solo, quando a luz não é um problema. Outras se adaptaram tanto que sequer se dão bem quando plantadas. As plantas aéreas absorvem nutrientes pelas folhas e escamas prateadas, ao invés de pelas raízes (algumas plantas aéreas sequer tem raízes).

As aéreas mais comuns são as Tillandsias, um gênero de bromélia. São mais de 400 espécies e é o gênero que apresenta o maior número de espécies espalhadas pelas Américas. Pode ser que tenha uma planta aérea numa árvore bem perto de você.

Se tiver algum parque na sua cidade, começa a reparar nas árvores. Aqui na minha cidade, eu encontrei uma árvore cheinha de plantas aéreas, para a minha alegria!

Por serem aéreas, você pode soltar a imaginação e colocá-la em diversos locais divertidos para decorar os ambientes da sua casa.

Como Cuidar das Suas Plantas Aéreas

♥ Regue 1 vez por semana, deixando-a de molho em água filtrada de 20 a 30 minutos. Depois retire da água, dê uma suave chacoalhada para tirar o excesso e espere secar completamente para voltá-la ao local.

♥ Nos outros dias de rega, regue apenas com um spray de água.

♥ Se ela estiver com flor, não faça o processo de rega de imersão, regue apenas com spray de água.

♥ Elas precisam de bastante luz indireta.

♥ Se quiser adubar, use adubo para bromélias, dilua na água e faça a rega com spray utilizando essa água.

♥ Plantas aéreas produzem estacas, mudinhas que se distanciam da planta original. Quando esta muda atinge 1/3 do tamanho da planta adulta, você pode separá-lo suavemente, puxando-o para além da planta-mãe.

Seguindo esse passo a passo, você vai ter plantas aéreas lindas decorando sua casinha. E se prepare quando elas florescerem, as flores são maravilhosas!

Aqui, você encontra um catálogo de Tillandsias bem interessante. E se você está pensando em como comprar essas plantas, clique aqui e aqui.